domingo, 21 de dezembro de 2008

Para quê serve um vereador?

"Não são mais sete mil vereadores que vão resolver os problemas das cidades", falou o presidente Lula. E de fato! A criação de 7.343 vagas de vereadores no país é totalmente dispensável. A proposta de Emenda Constitucional foi aprovada no Senado, mas barrada na Câmara dos Deputados, que se recusam a criar mais vagas de vereadores sem o corte de despesas. O Senado foi ao Supremo Tribunal Federal para tentar obrigar a Câmara a promulgar a emenda.


A ONG Transparência Brasil publicou um estudo sobre a eficiência dos vereadores brasileiros. E eis o resultado: 93% da atividade legislativa da cidade do Rio de Janeiro é irrelevante para os cidadãos. Entre 2005 e 2008 foram 2.978 propostas, sendo que destas 1572 foram aprovadas. Das aprovadas apenas 209 se referiam a assuntos com impacto na vida do cidadão. Ou seja, apenas 7% das proposições! Os outros 93% são mudanças de nome de ruas, honras e medalhas e outras inutilidades públicas.
O estudo ainda mostra que o poder Executivo submeteu 100 projetos de lei à Câmara de Vereadores, todos relevantes, obtendo aprovação de 59 deles - uma taxa de aprovação quase quatro vezes maior do que a observada para os projetos deautoria dos vereadores, uma disparidade que demostra a submissão do Legislativo ao Executivo.


Afinal, para que serve um vereador?

Um comentário:

  1. Serve para torrar o dinheiro público e aporrinhar a população com projetos inúteis.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br